Aparelhos Clássicos de Pilates

Em seu método, antetiormente nomeado como contrologia, Joseph tinha o propósito de melhorar a condição fisica das pessoas. Elaborou uma sequência de exercícios solo e posteriormente para ajudar a melhorar a qualidade dos movimentos e postura criou seus aparelhos. O objetivo era corrigir os desalinhamentos e trabalhar as necessidades específicas de cada individuo, fortalecendo e alinhando o corpo para ao fim executar o melhor (perfeito) movimento possível no mat

REFORMER

O Reformer como seu maior obejtivo “reformar”a postura do aluno, por isso o nome do aparelho. Com uma ordem definida de exercícios e número de repetições, o reformer além do mat, tem uma sequência pré definida e rigorasa onde um movimento compensa o outro.

O Reformer é composto por uma unidade móvel sobre trilhos que utiliza a resistência de 4 molas com a mesma tensão.

CADILLAC

Na intensão de fazer as pessoas se movimentarem a partir da posição deitada, inspirado em camas de hospilal, Joseph ficou tão orgulhoso do seu invento que resolveu dar-lhe o nome de algo muito valorizado e desejado na época, e o carro Cadillac era o sonho de consumo de qualquer um.

Esse aparelho foi criado no intuito de reabilitar e trabalhar com pessoas idosas. O cadillac pertence ao grupo de aparelhos que não existe uma ordem rigorosa e é trabalhado as especificidades de cada individuo.

HIGH CHAIR OU ELETRIC CHAIR

Foi criada a partir de uma cadeira de rodas no qual foi colocaso um pedal com duas molas. A ideia para sua criação seria possibilitar movimento e atividade física até mesmo quando se está sentado, seja durante as refeições ou durante a leitura de um livro.

No início, havia também duas molas na parte superior para exercitar os braços (deu origem a Arm Chair). Joseph dizia que a High Chair era o“Reformer na Vertical”.

A High Chair seria uma versão facilitadora dos movimentos em relação à Wunda Chair.

Joseph tirou as molas de braço da High Chair e as colocou numa uma cadeira menor, para trabalhar com ênfase nos membros superiores. O apoio nas costas ajuda a manter a estabilidade da cintura escapular durante o movimento. A mobilidade do encosto da cadeira propicia o aumento, ou não, do grau de dificuldade dos exercícios

ARM CHAIR OU BABY CHAIR

Joseph inventou a Arm Chair como uma máquina de princípio corretivo para o corpo humano. Ela foi desenvolvida para auxiliar o trabalho da parte superior do corpo, com ênfase na restauração do equilíbrio, postura e da força da musculatura da região da cintura escapular, incluindo os braços, a cabeça e o tronco. A parte do encosto desta cadeira pode se mover ou não de acordo com o exercício. As posturas mais comuns são sentado e de joelhos. O repertório não é muito extenso, porém valiosíssimo quanto ao trabalho dos braços e da postura, principalmente quando o praticante tem deficiências osteomusculares que o impedem realizar uma boa execução no Mat Pilates, no Reformer ou em qualquer outro aparelho de Pilates.

WUNDA CHAIR

A terceira cadeira criada por Joseph com a intensão de dificultar e desafiar o praticante. Joseph Pilates pensou em utilizar a mesma como um aparato para ter em casa. Se observar com cuidado, ao virar a cadeira pode-se usar a base como encosto e o degrau fechado como assento, transformando-a em uma cadeira comum

LADDER BARREL

Ladder Barrel foi criado a partir da observação de um antigo barril de cerveja. Com o intuito de trabalhar as necessidades individuais de cada aluno, os exercícios realizados nesse aparelho promovem a extensão e flexão da coluna e a flexibilidadeda musculatura extensora do quadril e flexora do joelho. O desenho do equipamento favorece a execução de exercícios simples e em nível avançado movimentos que exigem maior grau de dificuldade.

SMALL BARREL E SPINE CORRETOR

Projetado a partir de cortes do ladder barrel esses equipamentos de formato arredondado, o que muda é a altura de cada um, possibilitando um número maior de exercícios e o aumento do grau de dificuldade. Os equipamentos foram criados para trabalhar principalmente a flexibilidade da coluna e articulações do quadril e ombros.

WALL UNIT OU TOWER

Adaptado para ambientes menores e mais baixos, o tower é uma versão compacta do Cadillac. Esse aparelho é uma unidade de parade e deve ser fixado à ela.

O Wall Unit é muito usado para aulas em pequenos grupos possibilitando realizar uma aula dinâmica e com repertório, como o Reformer.

GUILHOTINA

Projetado para as pessoas se exercitarem em seus lares. Joseph mais uma vez pensou em um aparelho que não ocupasse espaço dentro de casa. A Guilhotina tem o formato do batente da porta e o objetivo era acopla-la no vão da porta. Muitos exercícios do Cadillac podem ser feitos nela também.

PEDIPOLE - PED O PULL

Muito utilizado para finalizar uma aula esse aparelho tem uma haste instável em formato de T onde os exercícios são feitos sempre na posição em pé. O praticante tem como objetivo estabilizar o equipamento através da ativação do centro de força.

#cursopilatesclássico #aparelhospilatesclássico #historiaaparelhospilates

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Siga
Procurar por tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square